A coalhada é um alimento de elevado valor nutritivo e, portanto, muito saudável. Não pode faltar em sua casa.O seu café da manhã não será  o mesmo sem ela.
Misturado com granola,  farinha de linhaça,  farinha de banana verde, frutas, etc.
Não sei por qual razão, mas a maioria das pessoas acha que fazer coalhada em casa é um bicho de sete cabeças. Posso assegurar, é muito simples e fácil e não requer nenhum kit coalhada, como vemos por ai.

Então anote e deguste:

Ingredientes:

  • 01 litro de leite (desnatado ou integral, depende da dieta)
  • 01 pote de iogurte natural desnatado (ou integral)

Preparo:

  1. Ferva o leite e coloque em uma tigela de vidro para ir esfriando.
  2. Quando chegar a uma temperatura que você consiga colocar o dedo e contar até dez, sem se queimar, coloque o iogurte, mexa devagar e tampe (se a tigela não tiver tampa, coloque um prato sobre ela).
  3. Cubra com uma toalha de mesa (ou outro pano) e deixe descansando, sem mexer ou destampar, de um dia pro outro (se fizer a noite) ou cerca de doze horas. Está pronta!
  4. Basta colocar na geladeira e degustar.
Dicas:
*Há quem misture 01 colher de sopa de leite em pó ao leite morno, antes de colocar o iogurte,  para que fique mais consistente. Aqui em casa eu não coloco e a consistência sempre fica boa.

*Outra dica, que aprendemos com um sírio: quando está muito calor, não é necessário colocar todo o pote de iogurte, basta 01 ou 02 colheres. Ele explicou que isso faz com que junte menos soro. No inverno, você aumenta a quantidade do iogurte.

*Para quem gosta de iogurte com sabor de frutas: quando for comer, misture à coalhada um pouquinho de suco em pó light, no sabor de sua preferência.

*Quando eu podia, comia com mel e gotinhas de limão. Agora que aboli o mel, coloco um envolope de adoçante em pó (sucralose é perfeito) e as mesmas gotinhas de limão.  *Quando estiver acabando, você pode utilizar a própria coalhada como muda para fazer outra.

*Você pode colocar sal e pimenta do reino branca, e colocar sobre a salada.

print